3-5-2, 4-3-3, 3-6-1, ‘esquema’?

Reproduzo abaixo, post publicado no Blog Azul, Preto e Branco.

Vejo e leio por ai muita preocupação com números, mas até então ninguém chegou no ponto de ‘decifrar’ o verdadeiro ‘esquema’ tático que o Renato utiliza e coloca em campo nos jogos do Grêmio.

Claro que o esquema tático (numérico) é muito importante, pois, principalmente, define o posicionamento dos jogadores em campo, facilita alguns tipos de jogadas, pois algumas combinações e movimentações fazem com que o jogador saiba onde o outro vai estar, dependendo da situação do jogo. Só que o ponto que eu quero chegar é o seguinte, o verdadeiro ‘esquema’ do Renato, independente de 3-5-2, 4-3-3, 3-6-1, ou qual seja a combinação de números, é:

Grêmio sem a bola

TODOS marcam! Desde a saída de bola do adversário, procurando fazer com que o mesmo perca a bola devido a pressão exercida pela marcação, através de um passe errado, ter que fazer algo na pressa, pois o jogador do Grêmio já está próximo, ou até mesmo apelar ao balão! Além dessa marcação que começa lá no ataque, muito dificilmente algum adversário está ‘sobrando’ para receber a bola e tentar alguma jogada perigosa perto da área do Grêmio. Está funcionando muito bem: Grêmio sofreu apenas 4 gols no Brasileirão, desde o início do segundo turno (8 jogos), média de 0,5 gol por jogo.

Grêmio com a bola

TODOS fazem o mais simples! O que é o mais simples? Tocar a bola para o jogador mais próximo, com menos marcação, sem arriscar um passe longo desnecessário. Tocar a bola para fora quando o lance apresenta perigo, e até mesmo o famoso balão (joga feio), também com objetivo de não correr riscos.

Atuação do Barcos

Fiz uma provocação no Twitter depois do jogo contra o Botafogo:

Recebi uma resposta, pelo menos engraçada: “Centroavante não precisa de cruzamento lateral pra meter gol”. Fico imaginando o coitado que seria do Jardel nesses dias sem os cruzamentos que recebia naquela época.

O Barcos está cumprindo perfeitamente o que esse esquema propõe, mas com algo a mais: prende pelo menos um zagueiro junto com ele, normalmente o melhor zagueiro do time adversário, quando não dois, fazendo com que seja possível a passagem dos laterais, volantes ou o segundo atacante quando for o caso, para que entrem com grandes chances de marcar gols. Está funcionando? Obviamente que sim: Alex Telles fez gol contra o Botafogo, Riveros contra o Atlético-PR, Barcos iniciou a jogada (na intermediária), passando para Alex Telles cruzar e Vargas marcar contra o São Paulo, e por aí vai…

Sugiro, antes de criticarem essa opinião, observar as imagens abaixo e notar o posicionamento do Barcos em todos esses momentos, no jogo contra o Atlético-PR:

O que falta?

[Nota] Escrevi este post antes do jogo contra o Criciúma.

Esse ‘esquema’ funciona muito bem com os grandes, pois também saem para o jogo. Preocupa ainda como será contra os pequenos, pois normalmente eles jogam retrancados (basta ver os resultados dos últimos jogos nesta situação para entender isso), e para este caso falta cruzamentos na área (pode ser até da intermediária), aí sim procurando o Barcos, ou, quem sabe, uma sobra para alguém que está chegando na área. Para quem joga videogame, o famoso “bota no fedor”…

Falta também melhorar os cruzamentos em escanteios! Isso é um problema crítico do Grêmio há muito tempo.

Com tudo isso em prática, e funcionando muito bem, nos deixa aquela esperança que algum título importante está próximo. O Campeonato Brasileiro, com esse maravilhoso sistema de pontos corridos, praticamente já tem campeão (mesmo podendo ser derrotado duas vezes pelo segundo colocado), mas na Copa do Brasil vejo grandes chances, além de esperar um grande 2014!

Que grande motivador é o Renato!

Saudações Tricolores!

@GremioFotos

Anúncios

Sobre Grêmio Fotos

Torcedor do Grêmio
Esse post foi publicado em Grêmio e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s